O Jogador Nº 1 - E os inúmeros Easter Egg de Halliday.


Todo Nerd que se preze, já deve ter lido esta obra sensacional. Ou pelo menos em suas mãos já caiu o "Player One" de Ernest Cline. O Jogador Número Um, uma obra totalmente baseada na cultura pop dos anos 80, seja em filmes, séries, músicas, jogos, etc. A capa desse belo livro já chama atenção além do nome, a editora Leya fez um ótimo trabalho.
Vim a conhecer esse livro através dos queridos integrantes do Podcast - Matando Robôs Gigantes (MRG), que fez uma breve analise do livro. Foi o suficiente para eu correr na livraria e comprar.
O livro se trata das paixões do escritor e sua nostalgia perante aos anos 80. Ao decorrer da leitura você nota que dentro dele é vivido o sentimento de saudade por aquela cultura e a vontade de que o leitor conheça as referencias ali descritas.
O livro se compromete com o leitor desde que ele tenha conhecimentos a respeito de suas referencias, dificultando um pouco para aqueles os quais não nasceram naquela época, porém não é nada que comprometa a leitura, nada que o nosso querido Google nos ajude. Isso acaba dando uma imersão maior a leitura, fazendo com que o jogo saia para fora do livro e se tornando uma leitura MMORPG!

Sobre a Trama...

O livro nos conta a história do menino Wade Watts, o qual sinceramente vive numa sociedade de merda  decadente, um futuro onde tudo existe de forma escassa, uma realidade sofrível fazendo com que os indivíduos que constituem aquele meio recorra a uma realidade virtual chamada de facebook OASIS. Um mundo criado por Halliday onde você pode assumir a forma de um homem, mulher, criatura, etc. Qualquer coisa que a sua criatividade mandar. O mais curioso é que esse mundo é totalmente inspirado nos anos 80, onde Halliday viveu sua época de ouro. Ou seja lá você encontra filmes Trash, Fliperamas, Locadoras, Roupas daquela geração, enfim, um mundo totalmente na geração oitentista (vale a pena ressaltar que encontramos inclusive um carro que foi a febre dos Nerd's quando saiu "De volta para o Futuro" isso mesmo meus queridos, DeLorean). A trama gira em torna da fortuna de Halliday e seu mundo OASIS, pois após a sua morte, sem deixar qualquer herdeiro para ficar encarregado de seu dinheiro ou da sua criação, Halliday tem a maravilhosa ideia de realizar um Jogo/Torneio, onde os concorrentes devem descobrir todos os segredos e Easter Eggs deixados pelo mesmo. A cada charada/easter egg resolvido o ganhador receberá uma das três chaves.
É assim que toda trama se desenrola, onde empresas que querem se usufruir do OASIS para torna-lo uma plataforma paga (esqueci de citar que OASIS é gratuito, sendo paga caso o usuário queira um "BONUS"). Enfim, há jogadores correndo contra o tempo para que isso jamais se torne realidade, e é nesse grupo que Wade Watts (nome bobinho, porém explica-se no livro o porque ambas iniciais são iguais), se inclui.

Ready, Player One?

Sobre a Obra...

O livro cumpre com tudo descrito na sua contra-capa. Ali você encontrará suas inúmeras referencias e citações da geração oitentista. Esta mais do que claro que Halliday é na verdade uma parte da personalidade de Ernest Cline, já que ambos são apaixonados por essa geração. E você leitor é ninguém menos do que Player Nº 1 - Wade Watts, um mero Caça-Ovo como diz no livro.
Vale dizer que a Editora Leya fez um excelente trabalho pois, na primeira edição que saiu aqui no brasil havia alguns problemas de tradução, mas logo todas aquelas edições "defeituosas" (a qual eu possou), foram retiradas do mercado e postos na prateleiras aquele com a correção de tradução, onde Ovo-de-Pascoa passou a ser chamado de Easter Egg, como deveria ser. Porém não era nada que comprometesse a leitura.
O marketing foi algo incrível, a editora disponibilizou a algumas livrarias máquinas de Arcade com jogos, nos fazendo lembrar da Era dos Fliperamas.

Considerações Finais...

Se vale ou não a pena a leitura deste livro, cabe a mim dizer que SIM! Um livro fácil de se ler, uma história muito bem contada, por mais que o leitor não tenha vivido os anos 80, não há desculpa quando se tem acesso a internet, e o Google tá ai só dar aquela pesquisada (eparardeverporno). Sem mais, leiam O Jogador Nº 1 e entrem no mundo de OASIS.


Não perdendo o costume do JABÁ, para quem ainda não possui o livro, com um precinho bacana no nosso querido Senhor Saraiva. Não tem desculpa para não adquirir está obra, com um preço altamente acessível. Corram para o Saraiva, Leitores!

Categoria:
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter