Os Melhores do Ano! - 2013

Amigos do Estante Literária aqui estou eu para lhe desejar um feliz ano novo a todos, e para fechar esse ano decidi fazer uma postagem "Os Melhores do Ano!", pegando aqueles livros que li durante todo o ano e fazer um tipo de Top Five, mas para tentar ser mais criativo escolhi esse nome, criativo não é? NÃO
Pois, então estarei colocando aqui os livros que julguei como os melhores que eu li nesse ano de 2013, e isso não vai ser seguindo a lista dos melhores livros segundo a Revista Veja, ou seja essa lista é de acordo com a minha percepção de leitura, pode ter alguns livros que vou citar aqui e que tem gente que tenha lido e não gostou muito, mas isso é de acordo com o gosto de cada um, mas duvido muito que os livros que eu vá citar tenha gente que não gosta, é só Best Seller.
Terá alguns livros que ainda não fiz resenha aqui no meu blog mas em um futuro não muito distante, segundo o Doutor Emmett Brown, ainda estarei falando de uma forma mais detalhada. Enfim sem mais delongas vamos a lista!

1. George R. R. Martin - O Festim dos Corvos - Livro Quatro de As Crônicas de Gelo e Fogo.


Eu imagino que algumas pessoas que seguem o blog, as poucas pessoas que seguem o blog, às vezes se perguntem "Nossa como esse cara ainda não falou de nenhum livro do Martin, ou das Crônicas de Gelo e Fogo", bom meus amigos o meu caso com a série de Martin é de amor e ódio, e isso não é uma coisa ruim. Na verdade eu gostaria de falar sobre essa obra como um todo, como por exemplo eu fiz com a série do Percy Jackson, onde eu falei da obra toda sem me especificar em cada livro, pois eu acredito que se for para falar de cada livro isso pode gerar spoilers, e isso não é nada legal na obra de Martin. O que estou pensando em fazer é falar do primeiro livro aqui no blog.
Para ser sincero eu tenho muito medo de Martin, devido ao fato de que esse cara é imprevisível, logo de cara ele já mata um dos meus personagens preferidos no primeiro livro isso serve para deixar bem claro que você não esta andando em terras Tolkinianas, ou seja aquele herói que você acha mega-foda ao estilo Aragorn pode morrer a qualquer momento com uma simples facada no "bucho". As vezes quando estou lendo As Cônicas de Gelo e Fogo tenho a impressão de que estou em um campo minado e a qualquer momento alguma coisa nada agradável pode acontecer. Cada virada de páginas esse autor pode lhe surpreender, no bom ou mal sentindo.
O meu medo é o que pode acontecer com o fim dessa obra, pois estamos já no quinto livro e muitas coisas acontecem, cada livro mais coisas começam a desenrolar e parecem não ter fim, e isso dificulta ao autor finalizar a sua obra, já que foi declarado que a série terá 7 livros, estamos no quinto e as coisas aumentaram mais ainda, sei que o livro é grande, maior que a bíblia, mas como as coisas iram se concluir em dois livro me preocupa, afinal elas cresceram em cinco livros! Bom, acredito no autor ele tem capacidade para dar o seu melhor sem sombra de dúvidas, agora é só colocar na mão de Martin, esperar um bom tempo para ler todos os livros. Afinal, leva muito tempo para o escritor escrever cada um.
Estamos falando do Quarto livro do Crônicas, após os acontecimentos fervorosos de "A Tormenta das Espadas" - o qual é o auge do escritor, todos amam esse livro e o adorado Casamento Vermelho (Martin dando risadas Maquiavélicas imaginando seus leitores lendo esse capitulo) -  o título "Festim dos Corvos" me deu a entender, antes de eu ler o livro, que se referia ao Jon Snow e seus amiguinhos que vestem o negro na murada, mas quando nós lemos vemos que é algo totalmente diferente, a começar que os irmãos que vestem o negro aparecem apenas no começo do livro e somem, ficando apenas o jovem Samwell Tarly indo se tornar um Meistre, opa SPOILER é disso que estou falando meus amigos, mas foi de leve para o que ainda esta por vir.
Comparado com todos os outros livros esse é o mais parado, e é nesse que muitos leitores de Martin se dividem, alguns odeiam esse livro outros adoram, assim como eu. "Festim dos Corvos" refere-se aos acontecimentos que vieram após Casamento Vermelho, e a briga de todos os reinos para tentar conquistar algo, olha o ótimo trocadilho são os corvos brigando por um pouco daquela carne podre. O ritmo desse livro é lento, confesso que chega a ser massante e cansativo, mas eu te garanto que quando você terminar de ler ele vai adora-lo assim como o que aconteceu comigo.
Neste livro não temos nossos personagens favoritos e isso tira ainda mais o ritmo, Martin desejou abordar outros pontos de vista de outros personagens, Cersei, Jaime, Sansa a qual vem possuir um outro nome, e então adquirindo um ponto de vista diferente, mais maduro e menos infantil do que estávamos acostumados a ter, temos o povo das Ilhas de Ferro, os famosos Greyjoy e que são fantásticos neste livro, são os personagens que roubam a cena, Martin trabalhou melhor eles nesta quarta parte. Outra pessoa que muda e muito nesse livro, devido aos acontecimentos de "Tormenta das Espadas", é Jaime. Quando conhecemos o seu ponto de vista vemos que ele não é alguém tão ruim assim, o Regicida se mostra um cavaleiro que possui uma certa honra, o seu desenrolar da história com Brienne (a qual não possui um "final" nada agradável) é surpreendente.
Confesso que sou um leitor meio que preguiçoso, para ler as Crônicas de Martin eu dou algumas pausas durante a leitura e vou ler outros livros mais Light por assim dizer. Além de seu tamanho, a série de livros possui uma narrativa cansativa, pois são muitos detalhes, muitas descrições e inúmeros personagens com personalidades e pensamentos diferentes um do outro, isso pesa muito. Então dá para se dizer que para ler as Crônicas de Gelo e Fogo eu demoro e muito, mas não há porque ter muita presa, já que o próprio escritor demora para escrever os seus livros.
Finalizando, pois já falei demais desse livro e isso vai acabar virando um post só para ele, eu indico que você leia "Festim dos Corvos", na verdade indico a série, logo falarei do primeiro livro aqui no blog de uma forma mais detalhada. Caso você já tenha lido "Tormenta das Espadas" e esta começando esse livro, esta acostumado com as partes que te explodem a cabeça, sinto em lhe dizer que esse livro não possui nenhum capitulo que lhe deixará de cabelos em pé, mas o seu final lhe deixa instigado a ler mais e mais.

2. O Espadachim de Carvão de Affonso Solano.


E no segundo lugar do Rank, temos aqui um livro que já falei no blog, basta dar uma rodada para baixo e você verá meus amigos. É o querido Adapak aparecendo aqui novamente, "O Espadachim de Carvão" de Affonso Solano.
Como já falei desse livro, não irei me delongar demais, mas o que eu posso dizer é que o livro apesar de simples e pequeno, é divertido e uma ótima indicação para aqueles leitores apaixonados por fantasia ao melhor estilo de "Capa e Espada".
Affonso Solano nos trás Adapak um semi-deus que vive em Kurgala, e o qual é motivado de uma forma forçada a sair de sua caverna e se aventurar em terras perigosas, descobrindo que nem tudo no mundo é tão puro e belo como ele estava acostumado ver em seus livros, e isso serve como uma analogia a nós leitores que crescemos lendo livros com histórias de príncipes e princesas ao melhor estilo Walt Disney e damos de cara no chão descobrindo que a vida é mais difícil e perigosa que um conto de fadas.
Esse foi o livro que me resgatou o leitor que estava perdido dentro de mim a algum tempo, como vocês podem ver teve um período no blog que ficou um tempo sem ter uma única postagem. Agora voltando com tudo, devagar mais voltando.
Recomendadíssimo aos fãs de Tolkien, Martin,ou seja fantasia em geral.

3. A Marca de Atena de Rick Riordan


A série "Os Olimpianos" de Rick Riordan já esteve presente aqui no blog, o qual falei da obra como um todo. São livros simples mas divertidíssimos. Ao melhor estilo Harry Potter.
O que ninguém esperava, bom pelo menos eu, é que Rick criasse uma nova série no mesmo mundo mitológico de Percy e inserisse um novo elemento, a mitologia Romana, confundindo então os nossos heróis e até mesmo confundindo o leitor.
Diferente do filme, eu adoro a série de Percy Jackson e foi de uma enorme satisfação acompanhar a nova saga. Além de série nova ele nos trás novos personagens mais carismáticos e divertido, por exemplo o Leo, e um versão romana de Percy, Jason descendente de Zeus ou Júpiter como preferir chamar.
Nesta série temos uma nova ameaça ao mundo, a mãe de todos os titãs e avó de todos os deuses. Diferente do anterior que Percy enfrentou Cronos, vamos acompanha-lo na guerra contra Gaia. A obra tomou uma característica mais madura que o anterior. Mas não perdeu aquele ar cômico.
Uma coisa que senti falta na outra série foi Hércules, o maior de todos os semideuses, o mais poderoso e fodão! E com tantos elogios, o semideus se tornou um verdadeiro babaca. Confesso que o imaginava lutando ao lado dos heróis contra o mal, mas a forma como Rick o inseriu na história faz sentindo, pois Hércules possuiu muitas glórias no passado e isso o tornou um orgulhoso e babaca (sim de novo falei essa palavra, ao ler o livro vocês vão me entender).
Eu poderia ter falado do "O Filho de Netuno" ou o "Herói Perdido", que são os anteriores dessa série, mas resolvi citar esse em especifico porque ele se sobre saí em disparada contra os outros dois. Já que nesse temos o lindo re-encontro tão esperando de Percy com sua namorada Annabeth, onde no segundo livro o herói passa o tempo todo pensando nela e isso nos faz torcer mais por ele. Não podemos esquecer também da luta entre Jason e Percy como está mostrando na capa, devido aos joguinhos de Gaia (não darei mais detalhes para evitar SPOILERS).
Antes eu tinha dito que a obra de Rick em "Os Olimpianos", pecava no quesito de que tínhamos muita segurança que Percy jamais morreria isso mudou completamente nesse livro, ele não está mais com os poderes adquirido no Estige, e devido ao final que o livro teve temo pelos Heróis dessa história.
Eu recomendo a nova saga "Os Heróis do Olimpo" e "Os Olimpianos" de Rick Riordan.

4. O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller


Para, para tudo! Você deve estar se perguntando, "mas esse não é um site sobre livros? O que você inventou de falar sobre HQ?!". Meus amigos, sim resolvi inserir essa obra magnifica do Lorde Miller na lista dos melhores do ano porque quem leu sabe que isso é mais do que uma simples História em Quadrinho. Essa preciosidade é um dos clássicos do Morcegão, junto com a Piada Mortal, Batman Ano Um, A Queda do Morcego, entre outros.
Essa história em questão foi tão importante para a DC que até transcendeu seus limites de violência e realidade de Gotham, tanto que chama-la de uma simples HQ é algo pejorativo para a sua existência.
Nosso amigo Christopher Nolan até inseriu alguns elementos que está nessa história em seus filmes, como a parte em que um policial mais velho esta perseguindo um bandido juntamente com outro policial bem mais jovem, o mais novo diz "O que é aquilo?" e o mais velho responde "Você vai ver um show rapaz!", simplesmente épico tanto no filme como na HQ. Nolan não apenas se inspirou nessa história, mas elementos do "Batman - Ano Um", também do Frank Miller estão inseridos em "Batman - Begins" e em "Batman The Dark Knight" possui inspirações de "A Piada Mortal", no qual no apresenta um coringa totalmente insano. Heath Ledger não economizou forças em sua apresentação e fez jus a um coringa psicótico.
Falando da obra de Miller, em "O Cavaleiro das Trevas" temos um Batman mais velho e cansado. Vivendo sobre a máscara de Bruce Wayne, o velho morcego esta adormecido em seu interior aprisionado pela idade avançada. Nisso a sociedade considera o Homem-Morcego nada mais que um mito de Gotham City, noite após noite noticiários mostram que a violência cresceu devido ao surgimento de uma nova gangue chamada os Mutantes.
Com isso tudo, o morcego adormecido no interior de Bruce acorda depois de um longo sono. O morcegão acorda com o pavio pegando fogo, vemos um Batman totalmente violento e completamente insano, sedento de sangue. Pela capa você pode ver muito bem que ele não voltou para brincadeira.
Apesar da idade, o Cavaleiro das Trevas se apresenta ágil e muito experiente, vencendo o crime e até mesmo o saudoso azulão, mais conhecido como Superman. Quer saber como ele dá o maior pau no Homem de Aço? Adquira já está Obra Prima!

5. A Inacreditável História da Minha Vida - Arnold Schwarzenegger


Acredito que garotos da minha idade cresceram assistindo na Sessão da Tarde os brucutus como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Vendo os filmes Cobra, Rock, Predador, Conan The Barbarian ou Exterminador do Futuro (seja ele I, II ou III).
Quem nunca quis se espelhar no seu heróis de infância?
Enfim, para finalizar esse post, temos uma auto-biografia fantástica do Tio Arnold. Contando toda a sua trajetória, de Fisiculturista à Empresário, de Empresário à Ator conhecido mundialmente, de Ator à Político.
Se você acha que por ser um tremendo brutamontes Austríaco ele é alguém burro sem visão para negócios meu amigo, você esta muito enganado. No livro você vai ver que a visão empresarial desse ator é ampla e promissora.
Não sou um grande fã de biografias, somente se sou muito fã do artista tenho o prazer em ler, caso contrário passo longe. Acho biografias um pouco cansativas de se ler, mas essa é muito divertida. Arnold possui um senso de humor divertidíssimo ao contar suas histórias.
Fãs desse ator tem a obrigação em adquirir o livro. Você não irá se arrepender, isso eu te garanto.

Categoria: ,
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter