Apocalipse Z - O princípio do Fim! (Os Mortos Errantes Existem)


"Quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a terra."

Um assunto que atualmente anda muito saturado, o qual se você for pesquisar na internet virá uma onda de conteúdos. São as criaturas que já tiveram inúmeras razões para caminharem na terra novamente com seus corpos em estado de putrefação, são os famosos e muito amados por seus fãs, os Zumbis.
Criaturas milenares as quais ganharam muito destaque com os filmes criados pela da mente conturbada de George A. Romero, principalmente pelo seu aclamado "Night of the Living Dead" de 1968. Antes disso havia um filme chamado "White Zombie" de 1932, dirigido por Victor Halperin, onde o longa-metragem se passa no Haiti e os Zumbis abordados ali são pessoas saudáveis que se tornam trabalhadores zumbis escravos, através de um pó misterioso utilizado em Magia Negra.
O que pouca gente sabe, e se especula muito em ser verdade é que, no Haiti possam existir "Zumbis" como vistos no filme de Victor Halperin, se é verdade meu amigo, não sei lhe dizer e não pretendo ir até lá pra descobrir. Se lhe interessar de uma pesquisada na Internet talvez ache imagens e vários sites abordando esses assuntos. (To fora!).
Até pouco tempo o assunto a respeito de Zumbi havia sido esquecido e morto por um tempo, porém estas criaturas reviveram e voltaram a caminhar pela terra novamente, renascidas do Inferno de onde vieram. E vocês devem saber muito bem do que estou falando, uma HQ, uma SÉRIE... E agora saindo recentemente em Livro também (ainda pretendo ler!)...


THE WALKING DEAD!

Nos trouxe novamente esse universo apocalíptico assolado por criaturas em seu estado de decomposição. Porém, há uma peculiaridade nessa série (HQ/TV), que pouca gente sabe, mas ela não se trata de ZUMBIS, claro temos esse elemento muito bem abordado pelas mentes criativas, MAS nossos amigos são apenas plano de fundo, elementos de um cenário conturbado, algo muito diferente e nada abordado tempos atrás. A série irá se centralizar em nossos personagens VIVOS (nem tanto), e o como eles lidaram com essa nova e difícil realidade. O personagem principal é Rick, um policial, homem de família, um verdadeiro Lawfull Good. A verdadeira intenção do Autor é em mostrar ao Leitor/Telespectador a transformação deste personagem, o seu amadurecimento perante aquele cenário. E isso é fantástico! Adoro tudo que me mostre o quão o seu personagem pode amadurecer, crescer, mudar seus conceitos, se corromper, tudo o que me faça se surpreender durante a leitura e etc.

Rick (HQ/SÉRIE)

Aproveitei o ensejo deste assunto para indicar esta fantástica HQ (que é muito difícil de encontrar no Brasil, eu mesmo tenho a Ed. nº 1, 2 e 4), e também a Série que embora não seja tão fiel a história da HQ, não perde o seu charme, tanto é que só veio a vingar aqui no Brasil por conta dela (vale ressaltar um personagem Mother Fucker que apenas a série possui, o Daryl).
Sem mais delongas, vamos falar do nosso livro de hoje. A obra que trago a vocês é "Apocalipse Z - O principio do Fim", adorei o titulo é fantástico! Um livro escrito por um advogado chamado Manel Loureiro, que vive em Pontevedra, na Espanha. Lançado aqui pela nossa Editora Planeta Brasil, e infelizmente é uma obra pouco conhecida por aqui, este sendo o primeiro que compõem uma série de três (Trilogia: Apocalipse Z).

Contra-Capa

"O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?
No início era um simples blog. Registros de estranhos acontecimentos noticiados pelos meios de comunicação. Os acessos foram crescendo, até que se tornou um dos endereços mais acessados na Internet na Espanha. A partir dessa experiência de sucesso, Manuel Doval escreveu esta que é uma assustadora e inovadora ficção sobre um mundo tomado por estranhas criaturas que mais parecem mortos-vivos."

Sobre a Trama...

Em uma distante cidade da Espanha, um jovem leva sua vida rotineira e de forma bem tranquila em sua profissão de advogado (coincidência com o autor do livro). Porém, esses tempos estão com seus dias contados quando começa a surgir notícias a respeito de um incidente químico em um país chamado Cáucaso. Com tamanho estrondo causado pelas noticias corriqueiras, nosso personagem resolve registrar suas impressões em um blog. O que um dia era apenas um incidente químico, começam a ocorrer acontecimento incomuns e se espalham por toda a Europa. O vírus se instala em cidades, ruas, bairros, tudo começa a ser tomado por criaturas que possuem o tal vírus e começam a adquirir um comportamento nada adequado para os parâmetros de convívio social. Enquanto isso, nosso herói acompanha pelo noticiário esse inferno dantesco e expõem suas impressões no já dito blog, mal sabe ele que essa desgraça está se instalando até em sua cidade e em seu bairro. Acabando isolado em sua casa, com seu único amigo, um gato chamado Lúculo e com um único vizinho sobrevivente, só resta então aos dois traçar uma estratégia de fuga, já que suprimentos acabam se tornando escassos. Ao decorrer de sua fuga acabam encontrando outros sobreviventes, e nem tanto simpáticos.

Sobre a Obra...

Uma das coisas das quais sou muito Fã é os queridos mortos-vivos, ou conhecido também por errantes. É fascinante a ideia de um dia poder viver nesse universo onde nós testamos os nossos limites, acredito que todo Nerd que se preze gostaria de ver um errante caminhando pelas ruas de sua cidade e adoraria acertar a sua cabeça com um taco de beisebol, e isso é muito bem explorado em uma WEBSÉRIE brasileira chamada NERD OF THE DEAD, segue o vídeo logo abaixo:


Com a vinda do famoso The Walking Dead isso veio a crescer ainda mais dentro de mim, são obras fantásticas e bem exploradas. Falando do livro Apocalipse Z, o primeiro de uma série de Três, é outra mídia a qual me fascinou e muito.
A obra começa com a infecção, algo muito clichê em histórias de zumbis e já muito conhecido dentre os amantes dos errantes. Tanto é que The Walking Dead e Nerd Of The Dead não exploram esse assunto já muito conhecido e com inúmeros motivos.
Ao decorrer do acompanhamento da infecção através dos noticiários o livro começa quando nosso protagonista abre seu blog e através dele é narrada a história, com um visão em primeira pessoa e com suas impressões perante aos acontecimentos, algo muito bom pois através disso sabemos as aflições e sentimentos que se passam pela cabeça do herói.
O protagonista não possui nome no livro, mas dá a entender que o personagem é nada mais que o próprio escritor Manel Loureiro. Com a forma de narrativa aqui já descrita, nos faz entrar na pele do personagem e muitas vezes nos pegamos sentindo um calafrio ao ler a imagem narrada de forma tão dantesca e muito sombria.
O livro possui uma leitura bem amigável e tranquila, uma narrativa fácil e nada cansativa, embora possui alguns momentos em que o autor se perde em detalhes desnecessários então adquirindo alguns devaneios, porém nada que irá comprometer sua leitura fazendo com que você largue o livro, nada disso. É algo superficial.
Dentre os três, o primeiro é o melhor de todos, o qual possui o elemento de instinto de sobrevivência muito bem explorado e levado ao máximo. Nosso herói se dá mal muitas vezes, e nos pegamos torcendo e o xingando por suas inúmeras burrices.
Para finalizar, esta é uma obra que irá te instigar a ler e devorar cada capitulo, torcer pelo protagonista, se envolver na trama, enfim, uma obra recomendadissíma para amantes dos errantes assim como eu, ou até mesmo para aquele leitor que tem o interesse de ler um bom suspense.

Para não perder o costume segue aqui o link para adquiria esta obra através do nosso amigo Senhor Saraiva, lá também você pode encontrar as outras duas obras do autor. 




Boa leitura!
Categoria:
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter